A Nossa Rádio

Email

clecio.martins@yahoo.com.br

Ouça Ao Vivo

Rádio Missionaria Shalom Yahuh

Liga-nos

(84) 9 8708-8078

Por que para os cristãos coptas e ortodoxos o Natal é em Janeiro?


O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, emitiu uma mensagem oficial na terça-feira, 7 de janeiro, parabenizando os cristãos ortodoxos pela celebração do Natal. O comunicado foi divulgado pelo Kremlin, em Moscou.

Na declaração, Putin afirmou que a data reforça valores como “fé, união social e cuidado com o próximo”. Ele também destacou o papel da Igreja Ortodoxa Russa em iniciativas de caridade e no apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Este feriado maravilhoso ilumina o mundo com a luz da bondade e do amor, dando a milhões de pessoas esperança e a alegria da comunhão com as tradições espirituais de nossos antepassados, transmitidas de geração em geração”, disse o presidente.

Neste ano, Putin participou pessoalmente de uma celebração natalina em uma igreja na região de Moscou. É tradição que o presidente russo acompanhe as comemorações do Natal ortodoxo fora da capital.

Diferenças de Calendário e Tradições

A celebração em 7 de janeiro distingue ortodoxos e coptas da maioria dos cristãos, que comemoram o Natal em 25 de dezembro.

A diferença ocorre porque muitas igrejas ortodoxas e a Igreja Copta seguem o calendário juliano, estabelecido na Roma Antiga, enquanto a Igreja Católica e denominações protestantes adotam o calendário gregoriano, reformado no século XVI.

No calendário juliano, o dia 25 de dezembro corresponde ao 7 de janeiro no calendário gregoriano.

A Igreja Copta, predominante no Egito e com origens atribuídas ao apóstolo Marcos no século I, também observa a data em 7 de janeiro. Estima-se que cerca de 90% dos cristãos egípcios pertençam a esta denominação.

As tradições associadas à data também variam. Entre os coptas, o período que antecede o Natal é marcado por jejum e intensas celebrações religiosas. Em países como a Grécia, a figura central das comemorações é São Basílio, e não o Papai Noel.

Apesar das diferenças culturais e de calendário, a data mantém para estes cristãos o mesmo significado central: a celebração do nascimento de Jesus Cristo. Com: Exibir Gospel.





postagem original

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top